quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Vida Plena



- ...eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente - 
João 10.10


O Vida Plena vem surgindo ao longo do tempo, desde 2012, como um projeto envolvido num grande desejo de fazer algo pelo bairro Pestano em Pelotas/RS. Esse algo tem crescido no nosso entendimento como forma responsável de atuação da Igreja no seu compromisso de levar o amor de Deus (na prática) ao próximo. Durante esse período a proposta do Vida Plena tem se transformado de acordo com as inúmeras experiências já vivenciadas no contexto do bairro.

A realidade do Pestano não difere muito daquelas características muito comuns em contextos de marginalização social e econômica no Brasil (pobreza, criminalidade, injustiças, drogadição, etc). No contato com as necessidades da comunidade, no envolvimento com vidas e realidades específicas surge então uma questão fundamental para aquilo que hoje direciona a visão do Vida Plena: Na medida em que nos aproximamos da carência do outro, encontramos também a nossa própria carência e, no entanto, nesse movimento de aproximação reside o crescimento de ambos. Ou seja, quando chegamos perto das necessidades de nosso próximo para amá-lo de maneira concreta, nos damos conta de que aí, justamente nesse tipo de relação de amor e doação, é que é suprida também uma necessidade em nós mesmos - a necessidade de sermos plenamente humanos, como Jesus cristo, e estender essa possibilidade de humanidade também a outros. Esse é o compromisso derradeiro da Igreja que tem no exemplo de seu Cristo (aquele que viveu substancialmente em função dos outros, para a salvação dos outros), a sua autoridade ética maior (única).

Hoje o sonho assume uma forma mais clara e vem sendo estruturado em vistas de adquirir a qualidade de verdadeiro veículo e promotor dos valores do Evangelho na Igreja e no Bairro. Eis que surge o PROGRAMA Vida Plena, que tem por objetivo construir um conjunto de projetos sócio-educativos para o desenvolvimento integral das pessoas, estimulando processos de conscientização e transformação do ser humano e sua realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário