quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Boletim Informativo - Fev / 2014

Esse ano de 2014 iniciou com grande expectativa para nós aqui no Pestano. Talvez porque a partir de agora o trabalho já tenha assumido um certo grau de amadurecimento, a despeito dos dois anos iniciais em que a experiência foi muito mais laboratorial, de coleta e análise de dados. Hoje (pelo menos é o que nos parece) estamos mais seguros e fundamentados para o serviço que nos é proposto, e a perspectiva é de que, justamente por isso, possamos ser mais efetivos daqui para frente. 
"Até aqui nos abençoou o Senhor", bem falamos a exemplo do autor da frase, que também a pronunciou em contexto de vitória e com sentido de reconhecimento e gratidão. Até aqui, pequenos marcos muito significativos têm sido deixados ao longo do caminho que temos trilhado. E eles apontam unicamente para a providência e o cuidado gracioso de Deus. São para nós vitória no Senhor!
A seguir, compartilhamos um pouco a respeito do que seja para nós, esses momentos de vitória na caminhada aqui no Pestano.

No mês de janeiro nos reunimos para planejarmos o ano. Foi a primeira reunião de planejamento estratégico com a participação dos membros da comunidade. Nela avaliamos o ano de 2013, destacando os pontos positivos e negativos, e traçamos os objetivos e metas para 2014. Entre outras coisas, nos comprometemos em alcançar os seguintes resultados: Ser uma comunidade mais missionária (apontamos estratégias para isso); Ter um envolvimento maior dos membros na vida ativa da comunidade (realização de tarefas e participação em ministérios); Multiplicar o Pequeno Grupo; Começar o projeto de discipulado individual. 

O ministério de Culto infantil assume, a partir de agora, uma característica de atuação essencialmente local, com participação dos membros da comunidade. Formamos uma pequena equipe com pessoas do bairro para desenvolver esse trabalho, sem participação direta de outras pessoas, que até então vinham de outras comunidades para nos ajudar nesse ministério.

Os Pequenos Grupos continuam sendo uma ferramenta de comunhão e edificação dos membros. Cresce, aos poucos, o sentido de unidade na comunhão com Cristo, bem como o objetivo missionário do grupo (multiplicar o PG). Em consonância com este trabalho, estamos prestes a começar um projeto de discipulado individual, que também fará parte do processo de treinamento dos novos líderes de Pequeno Grupo. Para isso foi desenvolvido um material contextualizado e de acessibilidade facilitada (um guia de discipulado prático) que está em fase de revisão e aprovação.

Fizemos algumas experiências realizando alguns cultos de manhã, alternando com cultos à noite no mês de fevereiro.
As atividades da comunidade aconteciam somente à noite (cultos e PGs). Ultimamente tivemos pensando em mudar um pouco. Essa foi uma das sugestões dos membros da comunidade no dia do planejamento estratégico. Um dos motivos para isso é a queixa da falta de segurança no bairro à noite. Ainda mais nesses últimos dias em que parece existir um “onda de violência” pelo bairro. A violência parece adquirir certa característica sazonal às vezes, ao sabor da destemperança de bandidos e traficantes em seus “acertos de conta”.

No dia 15 de fevereiro a Comunidade Nova Estrada fez aniversário de dois anos. Comemoramos com um culto festivo no domingo (16/02) e após realizamos um almoço. A comunidade também decidiu esse ano realizar alguns eventos, que inclusive tivessem fins lucrativos para obter dinheiro para investir na Comunidade. O primeiro destes eventos foi o almoço de aniversário que nos rendeu R$ 446,95. A experiência deste primeiro almoço fez-nos refletir, em conversas do Pequeno Grupo, de que nosso objetivo maior em qualquer manifestação comunitária da igreja deve ser o bom testemunho, a comunhão e o evangelismo.

A respeito do Programa Vida Plena (programa de desenvolvimento comunitário que estamos elaborando com parceria financeira da Sociedade Missionária Norueguesa) estamos planejando dar início à pelo menos dois projetos nesse primeiro semestre. Além disso estamos trabalhando na construção da identidade visual e divulgação do Programa dentro da Igreja, buscando parceiros voluntários para trabalharem conosco. Temos em vista no nosso horizonte mais imediato projetos na área da música, esporte (escolinha de futebol), saúde (grupo de apoio a dependentes químicos e familiares) e artesanato.


Aline e Thiago